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O projeto da Riso teve inicio com o sonho dos sócios em abrir um espaço gastronômico diferenciado no Rio de Janeiro, combinando um bistrô especializado em risotos, com galeria de artes, música e eventos. Uma casa em que a ideia é esquecer as preocupações e alegrar a vida. Que junta a arte de comer bem com a arte de viver. O processo de naming começou com um workshop criativo com todos envolvidos para extrair o conceito e palavras-chave que iriam nortear o processo. O nome “Riso” foi escolhido por representar a especialidade da casa, além de transmitir o espírito alegre da cidade e do ambiente.

Uma vez definido o nome, partimos para o desenho de marca e identidade visual. A escolha da fonte “Filosofia” se deu pelos traços delicados porém refinados, e terminações arredondadas em forma de gotas. Sua estrutura transmite força e beleza, com uma personalidade distinta e sofisticada. E em razão de sua simplicidade formal, a Filosofia é facilmente complementada por fontes ornamentais e modernas, como a Aquarelle e a Monotype Modern. Desenhamos em cima da forma escrita para chegar numa imagem harmoniosa, e substituímos o pingo do “i” por um grão de arroz arbóreo, ingrediente chave da casa. Além disso, o arroz é sinônimo de abundância e prosperidade, então decidimos que o desenho dos grãos deveria estar presente e integrado em toda a identidade visual. Criamos uma estampa de grãos desenhada a partir de imagem de grãos reais escaneados, para captar a forma irregular do arroz. A cartela de cores é composta por preto e dourado, e o creme como cor de apoio. Para representar a experiência sensorial da Riso, optamos pelo uso de verniz UV localizado e hotstamping dourado na papelaria, sinalização e cardápios.

Elaboramos em parceria com a Multi Content,  toda a estratégia de marketing e comunicação, assim como o texto de apresentação do conceito para compor kits especiais que seriam distribuídos para a imprensa e possíveis patrocinadores, e assim dar início à concretização do projeto. O projeto foi apresentado em caixas e pasta encadernadas à mão pela Palmarium e um saquinho de arroz arbóreo acompanhada de uma “Receita para o Sucesso” apresentando o conceito da Riso. A ideia era surpreender não só pelos sabores propostos no cardápio, mas também pela sofisticação do ambiente, e a atenção a todos os detalhes, promovendo uma “experiência com tempero 6 estrelas”.