AHD_Portif-7017
AHD_Portif-6961
io_pontes_08
io_pontes_02
io_pontes_01
io_pontes_03
io_pontes_04
io_pontes_06
io_pontes_07
io_pontes_09
io_pontes_10
io_pontes_11

Instituto Oziris Pontes é uma instituição sem fins lucrativos situada no sertão do Ceará, no distrito de Juá – Irauçuba. Sua meta é ser um Instituto gerador de oportunidades para o desenvolvimento sócio-cultural  da comunidade do Juá e arredores.

No Juá existe uma grande quantidade de Carnaúbas, árvore adaptada ao clima semiárido que oferece múltiplas possibilidade de aproveitamento para a população local. A partir de suas folhas é possível produzir artefatos de palha. De seu tronco e raízes é possível extrair cera, borracha e outros insumos. Após vasta pesquisa de referenciais gráficos para serem usados na construção da identidade visual, definimos, em conjunto com o cliente, que a folha de Carnaúba seria o símbolo que melhor representaria a Instituição. O símbolo e a tipografia utilizada são irregulares e com traço feito a mão para humanizar a marca. A cartela de cores inclui três nuances de verde, cor bastante presente no inverno da região, mas quase que inexistentes no verão, devido a falta de água.

Além da identidade visual coordenamos, em conjunto com a equipe local, todas as demandas de design que a instituição necessita, como website, folder, apresentações, email marketing e etc.

Utilizando processos de design thinking e metodologia de human centered design, Aline, nossa sócia-diretora, coordena o Laboratório de Criatividade. Nele adolescentes da comunidade local identificam situações problema e desenvolvem projetos para solucioná-las. A metodologia utilizada divide o processo de em 4 etapas fundamentais: Imersão, Ideação, Prototipagem e Implementação.