vital_brasil_coletanea_02
vital_brasil_coletanea_03
vital_brasil_coletanea_01

A publicação da Coletânea Científica Vital Brazil reúne o conteúdo da produção científica dos pesquisadores e colaboradores do Instituto Vital Brazil entre o período de 2008 e 2011. Os artigos, publicações em livros e apresentação foram agrupados por linha de pesquisa e dispostos conforme a data de publicação.

O grande desafio do projeto gráfico foi dar leveza a um conteúdo denso composto, em sua maioria, por textos e gráficos. Para identificar facilmente as linhas de pesquisa, atribuímos uma cor a cada uma delas e delimitamos que elas deveriam ocupar uma área nas laterais externas das páginas. Sendo assim, caso o usuário final tivesse interesse em uma linha de pesquisa específica, ele poderia folhear facilmente a revista até o próximo ponto em que a temática fosse novamente abordada. Para o layout de capa criamos um grafismo com fragmentos de imagens históricas do Parque Científico da Instituição e capas das publicações científicas anteriores. O grid utilizado foi montado a partir de triângulos que formam quadrados, elemento gráfico muito utilizado na comunicação visual do IVB.

Para o projeto gráfico do miolo, delimitamos a hierarquia do conteúdo com diferenciação entre tamanho e tipo de fonte. Utilizamos a fonte Futura para títulos, subtítulos e destaques e a Swift para o texto corrido. A primeira página de cada artigo segue o mesmo padrão de grid, com área delimitada para indicação de linha de pesquisa, local e data de publicação, título em idioma principal, título em idioma secundário, autores, resumo em idioma principal, resumo em idioma secundário e palavras-chave.

Formato: 20,5 x 27,5 cm

Encadernação: Capa mole, sobrecapa e lombada quadrada

Número de páginas: 292

Tiragem: 1.000 exemplares

Editora: Rio Books

Impressão: Zit Gráfica